2 out | 2017

Blog Mami Jornalista, do meu mundo materno para o seu.

 

Meu nome é Caroline Yumi Nakamura Ito, tenho 23 anos, estou no último semestre de Jornalismo e criei o Mami Jornalista com muito amor. 

 

mami jornalista

Arquivo Pessoal Carol Nakamura: Sétimo mês de Gestação

Em 2015, engravidei da minha pequena grande Daniela, que hoje se encontra com 1 aninho e 7 meses. Essa gravidez foi inesperada e uma enorme susto para mim. Ao passar do tempo, conforme eu buscava saber mais sobre maternidade, a ficha foi caindo aos pouquinhos. Aos 5 meses de gestação eu já tinha aceitado totalmente essa nova fase na minha vida e queria curtir ao máximo essa realidade, queria conhecer cada centímetro da menininha crescendo dentro de mim, sentir cada chutinho, entender todo o processo, as semanas e os dias, saber o que estava por vir.

Em contrapartida, minha vida acadêmica estava uma loucura. Apesar de continuar frequentando às aulas normalmente, era um pouco difícil manter o foco e acreditar que em 2017 eu estaria formando com a minha turma inicial, como planejado. Eu estava no quarto período de Comunicação Social – Jornalismo, a Dani nasceria em fevereiro de 2016, e por sorte, os últimos meses de gestação seriam em casa, de férias, não em uma sala de aula.

Decidi então apostar em mais um desafio: unir essas duas vertentes da minha vida, faculdade e gravidez, e realizar um projeto cuja maternidade era e seria sempre o foco. Somando o amor pela escrita, a sede de conhecer e transmitir conhecimento, o encanto pela gravidez e a busca pela fama (brincadeira rs), surgiu o blog Mami Jornalista, em Outubro de 2015 (exatamente dois anos atrás).

O fato é que muitas mamães acabam deixando a faculdade de lado após ganhar um neném, isso acontece bastante. Mas minha outra sorte foi que após os 4 meses de licença maternidade estudantil (isso existe gente, e mais pra frente vou falar sobre!), eu estava quase em período de férias de novo, em junho, e consegui emendar até o começo do sexto período. Com 6 meses de idade, a Dani iniciou a introdução alimentar e poderia ficar em casa com a batiam (avó em japonês) enquanto eu frequentava a faculdade durante a noite. E assim levamos até hoje.

Durante esses dois anos, muita aconteceu em minha vida. Alguns altos e baixos, alguns términos e recomeços. No fim, serviram para que eu amadurecesse em várias aspectos, seja como pessoa, como empreendedora, como futura jornalista, e claro, como mãe.

mami jornalista

Arquivo Pessoal Carol Nakamura

Em relação ao Mami Jornalista, eu comecei e parei várias vezes, por vários motivos. Nessa última “parada”, alguns fatores levaram à exclusão do conteúdo no blog, muita coisa (pra não falar tudo) foi perdida. E óbvio que eu passei raiva, por culpa minhas aliás, por pura falta de experiência. Mas depois que isso vai embora, esse sentimento, comecei a pensar nos lados positivos, em como eu sou, penso e escrevo diferente agora. E cheguei ao ponto que talvez isso pudesse ser mais um recomeço.

E esse recomeço tem nome, data e sensação de desespero: TCC. Eu já tinha decidido que o blog seria produto do meu trabalho, mas eu não contava com o seu desenvolvimento do zero, desde o contrato com o plano de hospedagem. Corri para que desse tempo, para que ficasse tudo pronto e esperei com muita ansiedade, muito frio na barriga e muita criação de pauta o mês de “reinauguração” do Mami Jornalista, Outubro, já como parte do TCC. E cá estamos.

Por fim, o que esperar desse blog, com a mesma cara mas com um novo “cérebro”? Muito conteúdo, mais comprometimento, menos lero lero e mais jornalismo. Acredito que não importa quantas barreiras apareçam em nosso caminho, não devemos desistir de um sonho. Por mais que ele pareça distante, inalcançável e surreal, lentamente ele vai se aproximando. E por mais difícil que pareça, realizar um sonho não está ligado a ter oportunidades ou não, está ligado a vontade de fazer acontecer ou desistir. Então gente, nas palavras do pensador Lucas Lucco, “fé no Pai”, que agora esse blog (e esse diploma) sai.

mami jornalista

Arquivo Pessoal Carol Nakamura

Lembrando que o Mami Jornalista estará sempre aberto à sugestões, críticas, opiniões, depoimentos, enfim, tudo que você, leitor, quiser compartilhar. Sejam extremamente bem vindos!

Deixe seu comentário