9 out | 2017

Canais de Youtube para crianças pequenas

Mami Jornalista Canais de Youtube para crianças

Foto Reprodução: Kelly Sikkema – Unsplash

Primeiramente, gostaria de ressaltar o que eu acho sobre a tecnologia vs. crianças pequenas. Às vezes me pergunto se as pessoas que julgam os pais por permitir essa utilização, tiveram algum contato real com bebês, que choram, que brincam, que precisam de atenção. Ou melhor, contato real com as mães desses bebês, que trabalham, que fazem atividades domésticas, e que apesar disso, nunca deixaram de dar essa devida atenção. Eu sou sim a favor.

É muito comum ouvir falar: “quando eu tiver um filho, ele só vai assistir televisão quando completar dois anos de idade“. Eu realmente admiro quem consegue seguir esse pensamento, porque olha, não é fácil. Fácil mesmo é julgar uma mãe que deixa o bebê assistindo Youtube enquanto cuida da casa, enquanto faz o almoço, enquanto trabalha, da maneira que pode, para sustentar essa criança. Fácil é dizer que ela é uma péssima mãe, que não pensa no futuro do filho, que já está viciando o coitado desde pequeno, que está prejudicando a saúde do bebê e que ela poderia estar brincando com atividades saudáveis que desenvolvam as habilidades motoras do bebê.

Brincar ao livre sempre será mais saudável que assistir televisão, eu tenho certeza que essa mãe também concorda. Mas a questão é que nem sempre dá para fazer isso o dia inteiro.

Não dá para fugir da tecnologia, nem imaginar que ela não existe, isso seria retroceder. O fato é que ela está ali, ao nosso dispor, proporcionando grandes avanços em vários segmentos. E já que não é possível extingui-la, por que não utilizá-la ao nosso favor? Desde que de forma correta, limitada e com a supervisão dos pais.

Alguns canais no Youtube funcionam exatamente com esse intuito positivo, de distrair, alegrar, educar e também estimular. Afinal, quem disse que televisão não gasta calorias? Quem não viu uma criança pequena dançando loucamente com a Galinha Pintadinha, que atire a primeira pedra.

Pensando assim, separei alguns canais do Youtube para criancinhas pequenas (cerca de 2 anos). São os preferidos da Dani, que me salvam em muitas ocasiões, que me fazem ser uma “mãe ruim” por permitir que ela assista desde bebê. Se, assim como eu, você não se importa com esse título imposto por sei la quem, essas dicas serão muito úteis pra você:

 

TOTOYKIDS

 

 

Faz parte do Top 2 da Dani, junto com o Like Nastya (citado abaixo). É um canal de brinquedos onde uma mulher e um homem fazem as vozes de todos os personagens. Foi o primeiro canal que a Dani começou assistir, um pouco depois que completou um aninho. As bonecas principais são duas Baby Alives, a Duda e a Sara, mas no canal aparecem vaaários outros brinquedos, como Shopkins, super heróis, Play Doh, etc. Confesso que no começo não achei muito educativo, as bonecas às vezes desobedecem, são um pouco bagunceiras e sempre se machucam. Como assistir o Totoykids não fez com que a Dani se ficasse arteira como as bonecas, eu indico haha. No geral é bem interessante, as crianças vão amar as historinhas.

 

LIKE NASTYA (russo)

 

 

Encontramos por acaso no Youtube há alguns meses atrás e hoje não sai mais da nossa televisão. Like Nastya é um canal russo (a Dani chama de “menina”) cuja personagem principal é uma criança muito fofa, filmada pela mãe. Os locais das filmagens são sempre interessantes, muitas vezes são parques temáticos enormes e bem diferentes do que encontramos no Brasil. As músicas de fundo, quando cantadas, são em inglês. A Dani já aprendeu umas três. Super recomendo!

 

MASHA E O URSO

 

 

Um desenho russo super bonitinho, mas com dublagem em português. Conta a história de uma menininha muito esperta, seu amigo urso e outros animais da floresta. Esse a Dani começou gostar recentemente, há uns 3 meses ou 4 meses atrás. Também passa no canal de televisão Boomerang.

 

PATATI PATATA

 

 

Faz parte do repertório obrigatório das crianças. O canal do Patati Patata conta com musiquinhas super alegres, com cores vibrantes, ótimas para chamar atenção do bebê. Essa em especial, a Pop Pop, é uma das preferidas da Dani, que adora dançar em frente à TV. E além do youtube, colocar as musicas no carro é uma boa opção para criança se distrair em trajetos mais longos e cansativos.

 

GALINHA PINTADINHA

 

 

Com certeza você já ouviu falar em uma tal de Mariana, que gosta muito mesmo de contar, várias vezes, até essa música entrar na cabeça dos pais e nunca mais sair. Pois é, a Mariana faz parte do repertório da Galinha Pintadinha, e acredite, as crianças adoram! Temos até uma boneca em casa com o nome de Mariana.

 

SUPER SIMPLE SONGS (inglês)

 

 

Eu particularmente AMO, é o meu canal preferido de músicas. Além de muito bonitinho, é super educativo e ótimo para as crianças crescerem aprendendo umas palavrinhas em inglês. Por aqui a Dani já fala Hello, bye bye, e canta Happy Birthday to You. Além do Youtube, já temos todas as playlists baixadas no Spotify.

 

MUNDO BITA

 

 

São musiquinhas gostosas de ouvir e extremamente educativas. As letras são bem escritas (não é aquele tipo de música que enjoa) e abordam temas relevantes como a inclusão social, a solidariedade, a preservação da natureza e a conscientização. A Dani tem um ano e oito e ainda prefere as musiquinhas mais repetitivas, mas esse canal é a melhor opção para crianças um pouquinho maiores.

 

Lembrando que, apesar de eu defender a utilização da tecnologia para bebês e crianças, é super importante o contato do bebê com jogos educativos, brincadeiras que estimulem seu desenvolvimento e criatividade.

Esses são os canais que eu gosto e assisto com a Dani, mas também quero saber de você, tem algum para me indicar? Deixa aqui nos comentários, ou manda um relato no e-mail contato@mamijornalista.com.br, vou adorar sua participação.