19 out | 2017

Lista mala maternidade (checklist) para baixar e dicas!

Lista mala maternidade Mami Jornalista

Mala Maternidade – Foto Reprodução: Pixabay.

Está chegando o grande dia e você mal pode esperar, né mamãe? Nesses últimos meses a ansiedade é tanta que a gente fica até meio perdida, sem saber o que fazer. Você já lavou as roupinhas com sabão de coco, já arrumou a decoração de todo o quartinho, já organizou os presentes que ganhou no chá de bebê… mas e a mala maternidade? Nem sabe por onde começar? Não se preocupe, nesse post eu disponibilizei um Checklist super simples que vai te ajudar a organizar essa mala rapidinho!

Clicando na imagem acima, você vai abrir o Checklist em PDF, não precisa se inscrever, compartilhar no face, nada! Pode baixar e acompanhar todos os itens necessários para levar à maternidade. Essa é uma maneira fácil e simples de se organizar e não esquecer nadinha nesse dia. Além da lista, deixamos um espaço para as suas anotações. Que tal registrar ali o que ainda precisa comprar ou fazer?

Aa, vou deixar também algumas considerações (que eu aprendi na prática) em relação ao Checklist. Com certeza essas dicas vão esclarecer algumas dúvidas e te ajudar a preparar sua mala maternidade:

 

Inverno ou verão?
É importante analisar em que estação o bebê nascerá, nem sempre a quantidade de produtos será a mesma. Por exemplo, no verão você não precisa de muitos casaquinhos, nem para você, nem para o bebê. Mas é sempre importante levar pelo menos 1 ou 2.

 

Touquinha precisa no verão?
Sim, precisa! Como a Dani nasceria em fevereiro, eu não imaginei que fosse necessário e acabei não levando. Alguns hospital disponibiliza umas touquinhas improvisadas para o bebê quando ele nasce, mas convenhamos, as que compramos são muito mais confortáveis e bonitinhas. Então leve.

 

Body, macacão e mijão
Eu, particularmente, não sabia que o bebê usava todas essas peças de uma vez, acredito que muitas pessoas também não (ou era só eu?). Então não deixe de levar essas 3 peças, em boa quantidade. Aa, e o body é de manga comprida ok?

 

RN ou P?
A Dani cresceu muito bem durante a minha gravidez, imaginei que ela pudesse nascer grandona. Além de roupinhas RN, levei também algumas P para não correr o risco de ficarem apertadas. Pareciam tão pequenininhas aquelas RN, mas foi tranquilo, sobrou e muito. Para ter uma noção, minha filha nasceu com 50cm e 3,5kg.

 

Hãn? Calcinha descartável?
Siiiim, mamães! Minha melhor dica! Depois do parto, geralmente ocorre bastante sangramento. Algumas pessoas optam pelo habitual absorvente, de preferência noturno. Mas quando eu estava fazendo a minha mala, li em um blog sobre essas calcinhas descartáveis, resolvi levar para testar e AMEI. São super confortáveis, cintura alta, não incomodam, não sai fora do lugar como o absorvente e não tem o perigo de vazar. Você pode comprar o pacotinho com menos unidades para provar. A marca é Plenitud (linha Active Mulher), é vendida em supermercados e farmácias.

 

Levar fraldas ou não?
Alguns hospitais disponibilizam as fraldas, outros não. Alguns convênios também. Vale a pena checar antes essas informações, veja certinho se existe essa opção. Mas em todo caso, eu aconselho levar.

 

Saída maternidade. Precisa?
O que é a “saída maternidade”? Nada mais é que um conjuntinho de roupinhas para literalmente sair da maternidade. E precisa? Bom, caso você queira tirar algumas fotos, fica bonitinho. Mas no meu caso, recebi alta às 9h da noite, o hospital quase vazio, a Dani tinha acabado de fazer o teste do pezinho. Não achei pertinente trocar a roupinha dela só para sair do hospital. Ficca a seu critério.

 

Fotógrafo na maternidade
Alguns hospitais possuem parcerias com agências fotográficas, por isso oferecem o serviço de fotografia profissional antes, durante, e depois do parto (com um custo). Mas caso isso não seja possível, você pode pedir para o seu acompanhante tirar as fotos para você.

 

Cadê a cinta pós-parto na lista?
Eu acabei não colocando na lista por não considerar um item essencial. Alguns médicos recomendam, outros não. Eu preferi não usar. Na verdade mesmo, tinha agonia em pensar que alguma coisa pudesse apertar a minha barriga e minha cicatriz. Veja certinho com seu obstetra as vantagens e desvantagens da cinta, e se ele recomenda o uso ou não.

É isso mamães, são dicas simples, mas acredito que possam ajudar bastante algumas de vocês. Baixe essa listinha, imprima e vá fazendo um “check” em todos os itens que já estiverem ok.

Checklist Lista Mala Maternidade

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou alguma dica para compartilhar, deixe aqui nos comentários ou mande um e-mail para contato@mamijornalista.com.br, vou adorar a sua participação!

LEIA TAMBÉM: 25 fotos newborn inspiradas em personagens da Disney