26 out | 2017

Receita de Cupcake para fazer com as crianças

Olá mamães! Que tal você mesma fazer uma receita e Cupcake para sua festinha, em vez de encomendar? Ou então, que tal tirar um domingo para se divertir com as crianças? Cupcakes são super legais de fazer e elas vão adorar brincar de “Master Cheff” com você.

Minha dica hoje (de uma amadora na cozinha) é sobre esses bolinhos maravilhosos. Esse post é pouco antigo, de uma velha versão do blog, mas que vale super a pena compartilhar! Apesar de gostar bastante de cupcakes, eu nunca tinha “colocado a mão na massa”. O bom é que o resultado deu certo e foram aprovados pelo pessoal de casa. Então vamos lá!

MASSA DO CUPCAKEMistura para bolo receita de Cupcake


Depois de procurar e encontrar várias receitas para a massa do cupcake, eu decidi utilizar a mais preguiçosa, porém super eficiente:
Mistura para bolos Fleishmman. Na minha opinião, a Fleishmman possui uma linha incrível de misturas prontas, fáceis de fazer e extremamente gostosas. Eu optei pela de chocolate, mas você pode escolher o sabor de sua preferência. A massa ficou bem macia, fofinha e não “emborrachou”. Não tem erro! 

Além da mistura para bolo, você vai precisar de:

• 2/3 de xícara (chá) de leite gelado (160 ml)
• 3 ovos
•  3 colheres (sopa) de margarina (60 g)

Modo de fazer:

1- Pré-aqueça o forno por uns 10 minutos, em uma temperatura de 190°C.

2- Misture o conteúdo do pacote com os ovos, leite gelado e a margarina. Bata em velocidade alta por aproximadamente 5 minutos, ou a mão durante 7 minutos, até obter uma massa lisa e homogênea.

3 – Coloquei as forminhas de papel dentro de outras forminha, próprias para forno (pode ser de empadinha, de cupcake ou de petit gateau). Dessa forma, os cupcakes ficarão com o mesmo formato, redondinho.

4- Encha 1/3 da forminha com a massa.

5- Deixe assando por +- 20 minutos, em 190°C.

6- Quando os cupcakes esfriaram, corte as tampinhas (parte de cima dos bolinhos) e retire uma parte da massa de dentro para rechear. Guarde as tampinhas, você pode utilizá-las para fechar novamente.

receita de Cupcake - massa mistura para bolo

 Cobertura – Ganache de Chocolate


• 150 gramas de chocolate em barra

• 70 gramas de creme de leite

Modo de fazer 1: Esquente o creme de leite em fogo baixo até começar a ferver, então coloque-o imediatamente sobre o chocolate picado. Misture até o chocolate derreter e deixe esfriar.
Modo de fazer 2: Ou então você pode derreter o chocolate no microondas (deixe por 30 seg, tire para mexer, deixe +30 seg) e depois acrescente o creme de leite.

O que eu fiz: Utilizei a primeira opção do modo de fazer, com 70% chocolate amargo, 30% chocolate ao leite e creme de leite de lata. (É preferível o creme de leite fresco, ou a lata. O de caixinha possui pouca quantidade de gordura e não recomendo utilizar em nenhuma receita). Deixei esfriando na geladeira, mexendo de 15 em 15 minutos +-, até conseguir a consistência desejada.

Ps: Essa quantidade de chocolate e creme de leite é uma boa proporção para fazer a cobertura de cupcake, pois precisa ser um pouco mais consistente. Se você quiser um ganache mais fácil de espalhar (cobrir um bolo, por exemplo), pode usar a mesma quantidade dos dois ingredientes.

 Cobertura – Brigadeiro


• 1 lata de leite condensado

• 1/2 lata de creme de leite
• 2 e 1/2 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer: Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar.

O que eu fiz: Coloquei primeiro a manteiga (utilizei sem sal) e por último o creme de leite. Deixei esfriando em temperatura ambiente.

decoração do cupcake


Você e as crianças vão se divertir decorando como desejarem. Eu utilizei o bico 1M da
marca Wilton,, por ser mais largo e fácil de trabalhar com brigadeiro e ganache. Se você não tiver, que tal improvisar? Ou então utilizar aqueles saquinhos para confeitar. Os cupcakes não precisam necessariamente ficar com aquela voltinha em cima, então basta usar a sua criatividade e abusar dos confeitos.

bicos wilton receita de cupcake

Eu não vou mentir, os primeiros saíram um desastre! Mas com o passar dos cupcakes, foram ficando mais ajeitadinhos. 

receita de cupcake cobertura

E aí estão minhas “obras primas”, meus primeiros cupcakes! Os mais claros são os de brigadeiro e os mais escuros de ganache. Particularmente, preferi trabalhar com o brigadeiro. Os primeiros de ganache ficaram bons, mas depois ele acabou ficando mole dentro do saco de confeitar. Já o brigadeiro manteve a consistência. Você pode colocar alguns enfeites e frutinhas, fica tudo ao seu critério. 

Então gente, não desanimem viu? É tudo questão de prática, logo logo você e eu estaremos fazendo cupcakes maravilhosos! Vocês já fizeram alguma vez? Me dêem dicas e sugestões através do e-mail contato@mamijornalista.com.br ou deixe aqui nos comentários, eu vou adorar a participação!

FAÇA PARA A SUA FESTA: BOLA DE PAPEL DE SEDA PARA DECORAÇÃO

Bola de papel de seda decoração mami jornalista